Sobre nós

Há mais de 20 anos em diferentes tipos de espaço

Fazemos teatro para todas as idades

A Rodamoinho Teatro foi fundada em 2001, em São Paulo, Brasil, e desde 2017 está sediada em Braga, Portugal. Ao longo desses anos, criamos espetáculos, intervenções, performances e repertórios de narração de histórias. Atuamos em diferentes projetos como artistas, professores e investigadores, abordando temas como a empatia, a interculturalidade, o sonho e a busca pela igualdade.

Conheça nossos profisionais

Um pouco das nossas trajetórias

Renata Flaiban Zanete

Atriz, contadora de histórias, professora de teatro, dramaturga, diretora teatral e investigadora. Em 2001 fundou a Companhia Rodamoinho de Teatro com Fabiano Assis da Silva, desde 2017 sediada em Braga. No Brasil, conquistaram prémios e incentivos municipais, estaduais e federais que permitiram criar espectáculos e realizar apresentações em diferentes estados. Em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva têm atuado em diversos projetos. Dramaturga, diretora e encenadora das montagens teatrais “A Céu Aberto” (2022) e “Uma espécie em viagem” (2024), com o Grupo de Teatro Comunitário do Campo, Associação Rural Vivo, Campo do Gerês. Desempenha as mesmas funções na Associação A.V.A.I., no espetáculo Rir é o Melhor Remédio (2023) e na montagem Um certo 25 de Abril, a estrear em julho/2024. Formadora nas áreas da escrita criativa, do teatro e da arte de contar histórias. Doutora em Modernidades Comparadas/UMinho/2022 e Mestre em Linguagem e Educação/Universidade de São Paulo/2003/Brasil.

Fabiano Assis

Ator-músico e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - UMinho. Professor de teatro/Artista residente no Agrupamento de Escolas de São Bento, Vizela, desde 2020, integrando o Plano Nacional das Artes e o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Diretor teatral, encenador e coautor dos textos dramáticos das peças teatrais "O Encontro" (2021), "A Escuta" (2021) e "Eis a Questão" (2023) do Grupo de Teatro São João Bosco - Braga. Doutor em Estudos Culturais – Universidade do Minho (2023). Mestre em Comunicação, Arte e Cultura, pela mesma instituição (2019). Como resultado da pesquisa montou e apresentou a peça de teatro "A Ponte - variações de um professor homem-banda". Graduado em Educação Artística, Especialização em Artes Cênicas - Faculdade de Música Santa Cecília, Brasil (1995). Fundador da Rodamoinho Teatro, junto com Renata Flaiban, em atuação desde 2001, tendo criado espectáculos, performances, cenografias e um CD. Prémios e incentivos permitiram turnês por diferentes estados brasileiros. Pesquisou, construiu e atuou como Homem-banda. Apresentou-se em vários países.

Inclusão

Todas as pessoas são capazes de criar e desenvolver-se artisticamente.

Ludicidade

Brincar não tem idade, além de colaborar para uma boa saúde mental.

Respeito

Vozes e pontos de vista são bem vindos no universo da diversidade que habitamos.

Colaboração

Arte e cidadania andam de mãos dadas, em processos criativos partilhados.

Visão
O acesso à arte para todas as idades. A arte como eixo central na educação. A integração de diferentes linguagens artísticas como o teatro, a música e a literatura.
Missão
• Arte como direito humano • Todas as pessoas podem se expressar através das linguagens artísticas • Promoção do contacto próximo entre artistas e público • Promover relações empáticas através da arte

Arte para descobertas

De si, do outro e de outras culturas.

Scroll to Top